Bem-vindo/a ao Animatorium. Este espaço tem como finalidade ser um local de reflexão e de troca de ideias e experiências entre aqueles que partilham a paixão pela Animação Sociocultural. Procuraremos em todas as mensagens citar ou mencionar devidos os autores, nos casos em que tal não seja possível pedimos desculpa. Participe, este espaço é seu, tome a liberdade para deixar as suas sugestões e opiniões. Volte sempre
quinta-feira, 10 de dezembro de 2009
segunda-feira, 7 de dezembro de 2009
Renascer+Alentejo

Foi implementado no passado dia 17 de Novembro de 2009, o projecto Renascer+Alentejo, organizado pelos formandos do curso EFA Nível Secundário de Animação Sociocultural, de Évora.
O projecto teve como principal objectivo a sensibilização das crianças para a problemática em redor da gradual descaracterização da herança alentejana.
O programa de actividades constou na apresentação do Núcleo Museológico Genésio Pontes, em Igrejinha, à turma do 4ºano do Ensino Básico da Escola nº3 do Bairro da câmara, de Évora.
Ainda nas instalações do Centro Social Recreativo de Cultura e Desporto de Igrejinha, as crianças puderam pôr à prova os seus conhecimentos sobre cultura e tradição do Alentejo, através do jogo Trivial Identidade Alentejana, construído pelos animadores. Recordou-se também o jogo da malha onde se cessou este período da visita com uma enérgica partida de futebol.
Posteriormente, seguiu-se um animado e proveitoso passeio em Igrejinha, conduzido pelo Sr. Pedro Cachapuz, onde as crianças puderam desfrutar da intimidade de todo um ambiente rural, nomeadamente a visita ao futuro espaço reservado à horta ecológica dos elementos da Universidade Sénior de Arraiolos, ao secular tanque local das lavadeiras, sem esquecer a visita ao reservatório local de abastecimento de água.
A última actividade consistiu num pequeno lanche oferecido pelo Centro de Igrejinha, onde os participantes – alunos da Escola Básica do Bairro da Câmara, elementos da Universidade Sénior de Arraiolos, Animadores do projecto - puderam socializar entre si em ambiente informal.
Resta dizer que o projecto Renascer+Alentejo aconteceu com êxito, onde as crianças terão descoberto a querença pela singular herança Alentejana.
Agradecemos à associação Monte – Desenvolvimento Alentejo Central; à Escola Básica nº3 do Bairro da Câmara de Évora e em especial ao Centro Social Recreativo de Cultura e Desporto de Igrejinha, nomeadamente, ao Sr. Pedro Cachapuz e Sr. Genésio Pontes.
Ana do Carmo
Mauro Martins
Ricardo Grade
Subscrever:
Mensagens (Atom)