terça-feira, 30 de junho de 2009

O que é a Cultura?


"A cultura é dos aspectos mais relevantes da identidade humana. É como que a repercussão de qualquer feito do Homem, que o caracteriza e o explica enquanto agente de constante mudança; o património identitário de qualquer área ou elemento que nos oferece a possibilidade de diferenciar um país, uma localidade, uma comunidade, uma época, etc. "

Mauro Martins


Cultura é tudo o que envolve uma sociedade. A Cultura é transmitida através de valores sociais de geração em geração. Ao longo dos tempos vão sendo deixadas marcas, essas marcas vão formar a cultura de um povo ou de um país. Como por exemplo, uma dança, uma música, a arte, tudo aquilo que é transmitido através da história de um povo faz parte da cultura desse mesmo povo.

Ana Carmo


A cultura é um conjunto de vários aspectos e factores, e pode ter as mais variadas formas de expressão.

A cultura pode ser música, literatura, saber empírico, conhecimento, e muito mais, mas quase sempre algo com um passado ou presente histórico de identificação com uma determinada área, país, região, continente, etc...

Uma biblioteca, um livro, um monumento, até uma pessoa, pode ser um instrumento de transmissão cultural.

A cultura é universal, porém, cada povo da Terra tenta guardar e manter as suas raízes culturais como os seus antepassados o faziam antigamente. Cultura é tradição, podendo também ser inovação, como outros tantos povos que assimilam culturas que não as deles.

Cultura pode também ser desporto, arte, religião e tudo o mais desde que haja transmissão de saberes e conhecimentos “antigos”

Ricardo Grade


Cultura é a “marca” que define um povo.

Cultura mistura-se com identidade, com crenças, com costumes, com tradições, com superstições, com religião, enfim a cultura mistura-se com as raízes de um povo ou de uma determinada região.

Cultura é a marca indissociável a um povo, é o que nos identifica e nos distingue das demais culturas e raças.

Hoje em dia com a globalização e com a estandardização de uma “pseudo-cultura” global, corremos o risco de perdermos esse “molde” que define e caracteriza o homem desde os primórdios dos tempos.

Cultura para mim é sabermos quem fomos, quem somos e quem seremos, carregando-a na nossa génese, transpondo-o para os nossos actos diários tudo aquilo que nos identifica.

Cultura é a nossa identidade.

Mas existem no entanto outras definições de cultura.

Cultura pode ser entendida como conhecimento, e pode ser traduzida em cinema, literatura, arte, música,gastronomia, enfim uma panóplia de áreas que a caracterizam.

Hoje em dia com a vasta rede de informação e comunicação é-nos mais fácil encontrar respostas ao nosso “vazio – cultural”, mas no entanto ainda muita gente desconhece por completo outras áreas culturais, cingindo-se apenas à sua cultura, ou seja, à sua identidade.

Nelson Miguens


A cultura para mim, são os valores e tradições que nos vão passando de geração em geração como a arte, a música, a dança e a literatura, esta mesma cultura contribui para a identidade de um povo.

Luzia Alfaiate


A cultura é uma partilha e transmissão de conhecimentos através de gerações, bem como toda a história de uma vida que ao longo dos tempos vai deixando marcas, que posteriormente, podem ser ou não consideradas cultura.

Essas marcas ao longo dos tempos dão-se em regiões e localidades de todo o mundo através dos monumentos que foram construídos pelos nossos antepassados, através da arte, música, danças, tradições, etc.

A cultura é assim uma transmissão de valores que com o decorrer do tempo nos transmite um sentimento de partilha e pertença.

Juliana Moreira


A cultura de um povo, etnia, comunidade difere porque as crenças, condutas, linguagem e forma de vida são distintas de região para região.

O que o homem produz, pelo que é influenciado, pelo que se identifica é produto da cultura porque são um conjunto de factores que nos molda.

A cultura influencia o nosso modo de vida, como interpretamos o que nos rodeia, relações humanas, pelos valores adquiridos, a nossa forma de expressar emoções, sentimentos, na globalidade acaba por nos educar.

Através da cultura expressamo-nos com uma linguagem que resulta da criação humana do seu subconsciente, consciente, que nos dá liberdade de expressão.

A cultura também se pode traduzir no conhecimento abrangente em determinado campo, quer seja artístico, literário, tecnológico, científico, até mesmo no geral, a denominada cultura geral.

Reflectindo identificamos a cultura no que somos, no que fazemos, no que nos move. A cultura e o homem vivem intimamente durante todo o mapa da vida.

Ricardo Souto


A cultura é uma forma das pessoas se divertirem e distraírem e ao mesmo tempo terem mais conhecimento, sobre as coisas que mais interesse lhe despertam. A cultura é transmitida de geração em geração de região para região.

Pode ter várias expressões tais como musical, literário, conhecimento pessoal e também se pode conhecer varias comunidades.

A cultura é uma tradição que vai mudando com o tempo.

Os mais velhos são os que mais cultura tem, pois disse que “cultura é sinal de sabedoria”.

Rui Fialho