segunda-feira, 19 de outubro de 2009

"Olhares Renovados" - Actividades de combate à Solidão na 3ª Idade

As actividades “Olhares Renovados” foram desenvolvidas pelos alunos do curso EFA de Animação Sociocultural no dia 9 de Outubro de 2009, em Valverde, no centro de dia ARPIC (Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos de Valverde).

Este plano de acção teve como principal objectivo, o combate a uma problemática que nos assola enquanto sociedade, cada vez mais envelhecida, a solidão na 3ª Idade.

As actividades tiveram como objectivo, proporcionar a ocupação dos tempos livres, melhorar a qualidade de vida do idoso, valorizando as suas capacidades, competências, saberes e cultura; aumentar a sua auto-estima e autoconfiança, conhecendo de um modo mais profundo os idosos: as suas características pessoais, valores, princípios, cultura, capacidades, dificuldades, gostos pessoais, devendo ser entendidas como uma mais-valia para evitar a solidão na terceira idade.

Através destas actividades resultou um convívio onde existiu um espaço de dinamismo e aprendizagem, com momentos de diversão, trocas de experiência e sabedoria.

As actividades implementadas foram as seguintes:


•Jogo do Trivial Alentejo (Gastronomia Regional e Tradições);

•Puzzles Didácticos;

•Tecnologias (Pesquisas na Internet);

•Atelier de Pintura;





Nelson Miguens
Luzia Alfaiate
Fernanda Rodrigues









Sem comentários:

Enviar um comentário