segunda-feira, 26 de outubro de 2009

FORMAÇÃO DE ANIMADORES


A Mizar, Lazer e Comunicação lda., vai realizar uma acção de formação dirigida a quem esteja interessado/a em desempenhar as funções de animador/a de Campos de Férias. As inscrições estão abertas até ao próximo dia 13 de Novembro.

As condições de inscrição são: idade mínima, 18 anos. Escolaridade obrigatória.
Nº máximo de inscrições: 20. (Mínimo: 18).

Esta acção de formação dirige-se a todos os que estão interessados nesta área de actividade (os Campos de Férias) não tendo formação específica para o efeito.

Fase A – 3 fins de semana (quase) consecutivos.
Fase B – em Março/Abril 2010: um estágio de fim de semana
Fase C – estágio num Campo de Férias, no Verão de 2010, caso tenha aproveitamento na Fase A.

Datas – 21 e 22 ; 28 e 29 de Novembro
12 e 13 de Dezembro
(a chegada dos formandos ao local será sempre à 6f, ao fim da tarde).

Custo - 230 € (Fase A). Poderá ser pago em 2 prestações.

Local – em Lisboa, na ACM de Lisboa, Av Alvares Cabral, 23 (ao Lgo. do Rato)

Inclui: formação (sessões), documentação, alimentação* e alojamento.

Estrutura diária: 6ªf: sessão das 21h ás 22h30.
das sessões Sáb: sessões das 9h30 ás 22h30
Dom: sessões das 9h30 ás 17h

Objectivos: preparar os formandos para as funções de animador/a em Campos de Férias da Mizar.

Áreas de formação

1 Dinâmica e trabalho de equipa - 9h; Prof Avelino Pinto

2 Psicologia e casos aplicados - 9h; Dr Pedro Cunha

3 Actividades Lúdicas e Desportivas - 9h; Prof. José Serrano

4 Jogos, Workshops e Ateliers - 9h; Flávia Portezan

5 Organização, Planeamento e Comunicação - 6h; Rodolfo Jesus


*Não inclui pequeno almoço.


Mais informações aqui

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Projecto "Bookcrossing"

Caros colegas e amigos,


Encontro-me neste momento em formação prática em contexto real de trabalho, do Curso EFA nível secundário de Animação Sociocultural, no Centro Ciência Viva Estremoz, a trabalhar no Projecto “Bookcrossing”.


O Bookcrossing é o acto de deixar livros num espaço público, para que possam ser encontrados por outros, que irão continuar a cadeia; é um clube de livros global, que atravessa o tempo e o espaço; é um grupo de leitura que não conhece limites geográficos, tendo como objectivo transformar o mundo inteiro numa biblioteca.


Estando eu neste momento a preparar uma nova crossinzone, em Évora, na associação “AJPRA – Associação para o Desenvolvimento Comunitário, Cultural e Educativo”, venho por este meio solicitar a todos aqueles que estejam interessados em contribuir para este projecto, com a oferta de livros que se encontrem em bom estado de conservação e que os queiram disponibilizar para o mesmo.


Os livros podem ser sobre todos os temas abrangentes da literatura, desde romances, aventuras, poesia, ficção, livros infantis, etc., excepto livros escolares.

Neste sentido, agradeço que quem tiver livros que queira oferecer que entre em contacto através do e-mail:ju.jgmoreira@hotmail.com ou através do telemóvel: 962313570.


Para mais informações sobre o que é o Bookcrossing, queiram por favor consultar o site:www.bookcrossing-portugal.com


Obrigado pela vossa colaboração
Juliana Moreira

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

terça-feira, 20 de outubro de 2009

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

"Olhares Renovados" - Actividades de combate à Solidão na 3ª Idade

As actividades “Olhares Renovados” foram desenvolvidas pelos alunos do curso EFA de Animação Sociocultural no dia 9 de Outubro de 2009, em Valverde, no centro de dia ARPIC (Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos de Valverde).

Este plano de acção teve como principal objectivo, o combate a uma problemática que nos assola enquanto sociedade, cada vez mais envelhecida, a solidão na 3ª Idade.

As actividades tiveram como objectivo, proporcionar a ocupação dos tempos livres, melhorar a qualidade de vida do idoso, valorizando as suas capacidades, competências, saberes e cultura; aumentar a sua auto-estima e autoconfiança, conhecendo de um modo mais profundo os idosos: as suas características pessoais, valores, princípios, cultura, capacidades, dificuldades, gostos pessoais, devendo ser entendidas como uma mais-valia para evitar a solidão na terceira idade.

Através destas actividades resultou um convívio onde existiu um espaço de dinamismo e aprendizagem, com momentos de diversão, trocas de experiência e sabedoria.

As actividades implementadas foram as seguintes:


•Jogo do Trivial Alentejo (Gastronomia Regional e Tradições);

•Puzzles Didácticos;

•Tecnologias (Pesquisas na Internet);

•Atelier de Pintura;





Nelson Miguens
Luzia Alfaiate
Fernanda Rodrigues









Seminário "Desemprega-te do Desemprego"


















No passado dia 13 de Outubro de 2009, pelas 14:00 horas, realizou-se na Casa do Povo de Canaviais – Évora, um seminário intitulado por “Desemprega-te do Desemprego”, organizado pelos formandos do curso EFA nível secundário de Animação Sociocultural, promovido pela AJPRA que contou com a participação da Dr.ª Teresa Dieb e Dr.ª Luísa Colaço do IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional, com a Técnica de apoios às empresas Dr.ª Linda Baixinho da ADRAL – Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo, e com a Dr.ª Ana Pimentel da ANDC – Associação Nacional Direito ao Crédito, que contou com a participação de cerca de 60 participantes, entre eles formandos em término do 9º e 12º ano, bem como desempregados.



















Este seminário teve de base a problemática do desemprego, que é um uma problemática cada vez mais abrangente a nível mundial, e sendo esta uma situação intolerável nós, como cidadãos, não deveremos ficar indiferentes.

A finalidade deste seminário teve como objectivo procurar capacitar os destinatários, com competências sociais e operativas válidas, que lhes possibilitem uma autonomia cultural, política e económica, bem como dar a conhecer instituições de apoio e serviços que estes prestam, de modo a contribuírem para a auto-estima e valorização pessoal.



















No geral e com base nos comentários de todos os participantes, o tema foi bastante pertinente, e de grande utilidade.

Aproveitando o espaço, agradecemos ao Banco Montepio Geral, à Junta de Freguesia de Canaviais, à Casa do Povo de Canaviais, à Agência Funerária Santa Rita e à Florista Quiosque Florlinda, que contribuíram com apoios para a concretização deste seminário.
Juliana Moreira
Ricardo Souto
Rui Fialho


terça-feira, 13 de outubro de 2009

histórias magnéticas - um projecto de Sérgio Pelágio



O resultado é um espectáculo que se situa entre o concerto e a história contada.


O som das palavras e o ritmo da escrita - neste caso a história "A bomba e o general" de Humberto Eco - deram origem a uma partitura para guitarra eléctrica e voz que propõe uma leitura da história com base na musicalidade do texto, resultando num espectáculo que se situa entre o concerto e a história contada.


O espectáculo é seguido de uma conversa e de um atelier dirigido pelos dois intérpretes em que as crianças serão estimuladas a construir uma partitura/história feita de elementos variados - recortes, palavras, pintura, objectos, outros - partindo de noções musicais muito simples como a duração ou a altura de um som.


Histórias Magnéticas tem a duração aproximada de 90 mn.

Contacto para o espectáculo e mais informações: historiasmagneticas@gmail.com
Produções Real Pelágio

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Estágios Profissionais Internacionais em Animação Sociocultural


Na sequência do Programa Comunitário Leonardo Da Vinci a Rota Jovem está a promover estágios profissionais internacionais na área da animação sociocultural: SCAN III - Social Cultural Animators in Action.


Para saberes mais clica aqui