O PERFIL DO ANIMADOR
A figura do animador desempenha um papel central no método da animação. É ele quem assume a responsabilidade de promover a vida do grupo através do uso dos instrumentos que dinamizam as pessoas envolvidas por este método.
Para que desempenhe eficazmente as suas funções, existem três áreas fundamentais que o animador deve ter em conta: o ser, o saber e o saber-fazer.
- O ser, é constituído pela sua identidade pessoal.
- O saber, refere-se aos conhecimentos que deve possuir para desempenhar convenientemente a sua tarefa formativa. Além disso, um animador, conforme a área específica do seu desempenho, terá uma formação consoante o seu sector, o contexto e o conteúdo respectivos.
- O saber-fazer, reporta-se à metodologia que usa para dar vida ao grupo que anima, a qual é sempre o reflexo do seu ser e do seu saber.
Ao animador, compete dar tempo e espaço para que a vida desabroche nos animandos. Através das suas atitudes, o animador promove o protagonismo, a liberdade, a responsabilidade e o crescimento do destinatário.
(In Jacinto Jardim- "O ´Método da Animação")
FUNÇÕES DO ANIMADOR SOCIOCULTURAL
FUNÇÕES DO ANIMADOR SOCIOCULTURAL
- Promover a integração social;
- Organizar, coordenar e/ou desenvolver actividades de animação;
- Promover o desenvolvimento sociocultural de grupos ou comunidades;
- Desenvolver actividades de carácter desportivo, cultural e educativo;
- Elaborar relatórios das actividades;
- Incentivar e estimular grupos ou comunidades para participarem no desenvolvimento do seu próprio meio;
- Transmitir conhecimentos educativos e culturais;
- Dinamizar a população;
- Contribuir para o desenvolvimento da cultura;
- Contribuir para o desenvolvimento da capacidade de autonomia, criatividade e iniciativa de grupos ou comunidades;
- Facilitar processos de comunicação individual e em grupo;
- Intervir, juntamente com outros profissionais, em grupos de risco, com comportamentos desviantes e junto de reclusos.
- Conhecer, valorizar e sensibilizar a comunidade para o matrimónio natural e cultural;
PERFIL DE COMPETÊNCIAS DO ANIMADOR:
- Observa a realidade da Comunidade/Instituição utilizando técnicas e instrumentos variados e identifica os seus recursos e carências, ao nível individual, social, institucional e comunitário;
- Analisa e interpreta os dados recolhidos;
- Planifica e implementa os projectos de intervenção, em colaboração interdisciplinar com outros profissionais que trabalham com a mesma população;
- Participa em programas de integração social;
- Domina conhecimentos científicos e socioculturais que lhe permite trabalhar com grupos de pessoas, promovendo a integração social através de diversos projectos.
ÁREAS DE ACÇÃO DO ASC
Falar em campo de acção de Animação Sociocultural significa ter presente a perspectiva tridimensional respeitante às suas estratégias de intervenção:
• dimensão etária: infantil, juvenil, adultos e terceira idade;
• espaço de intervenção: animação urbana, animação rural;
• pluralidades de âmbitos, ligados a sectores de áreas temáticas, como sejam: a educação, o teatro, os tempos livres, a saúde, o ambiente, o turismo, a comunidade, o comércio, o trabalho...
Todos estes âmbitos implicam o recurso a um vasto conjunto de termos compostos, para designar as suas múltiplas actualizações e formas concretas de actuação: Animação socioeducativa, Animação cultural, Animação teatral, Animação dos tempos livres, Animação sociolaboral, Animação comunitária, Animação rural, Animação turística, Animação terapêutica, Animação infantil, Animação juvenil, Animação na terceira idade, Animação de adultos, Animação de grupos em situações de risco, Animação em hospitais, Animação em prisões, Animação económica, Animação comercial, Animação termal, Animação desportiva, Animação musical, Animação cinematográfica, Animação de bibliotecas, Animação de museus, Animação escolar, etc.
Para além destes, continuamente, outros termos poderão ser formados, relacionados com potenciais novos âmbitos de Animação, cuja emergência é, por sua vez, determinada por uma dinâmica social em constante mudança, que origina a permanente promoção de relações interpessoais, comunicativas, humanas, solidárias, educativas e comprometidas com o desenvolvimento e a autonomia.
CATEGORIAS PROFISSIONAIS
As categorias Profissionais dos trabalhadores de Animação Sociocultural desenvolvem-se da seguinte forma:
1 – Técnico Profissional de Animação Sociocultural
2 - Técnico de Animação Sociocultural
3 – Técnico Superior de Animação e Gestão Sociocultural
DIREITOS DO ASC
1 – São garantidos aos ASC os direitos estabelecidos para os restantes trabalhadores em geral, assim como os direitos profissionais decorrentes do presente Estatuto (ANASC).
2 – São direitos profissionais do ASC os seguintes pontos:
• Direito de participação;
• Direito à formação e informação para o exercício da sua função;
• Direito ao apoio técnico, material e documental;
• Direito à segurança na actividade profissional;
• Direito à negociação colectiva.
DEVERES DO ASC
1 – O ASC está obrigado ao cumprimento dos deveres estabelecidos para os trabalhadores em geral e dos deveres profissionais decorrentes do presente Estatuto.
2 – Decorrendo da natureza da função exercida, são deveres profissionais do animador os seguintes pontos:
• Contribuir para a formação e realização integral dos indivíduos, promovendo o desenvolvimento das suas capacidades, estimulando a sua autonomia e criatividade, incentivando a formação de cidadãos civicamente responsáveis e democraticamente intervenientes na vida da comunidade;
• Reconhecer e respeitar as diferenças socioculturais dos membros da comunidade, valorizando os diferentes saberes e culturas, combatendo processos de exclusão e discriminação, promovendo a interculturalidade;
• Colaborar com todos os intervenientes da animação sociocultural, favorecendo a criação e o desenvolvimento de relações de respeito mútuo;
• Participar na organização e assegurar a realização das actividades de animação sociocultural;
• Sigilo profissional, respeitando a natureza confidencial da informação relativa aos cidadãos;
• Reflectir sobre o trabalho realizado individual e colectivamente;
• Enriquecer e partilhar os recursos da animação sociocultural, bem como utilizar novos meios que lhe sejam propostos numa perspectiva de abertura à inovação e de reforço da qualidade da animação sociocultural;
• Co-responsabilizar-se pela preservação e uso adequado das instalações e equipamentos que utilize;
• Actualizar e aperfeiçoar os seus conhecimentos, capacidades e competências, numa perspectiva de desenvolvimento pessoal e profissional;
• Cooperar com os restantes intervenientes na animação sociocultural com vista à implementação de projectos e animação;
• Promover as relações internacionais e a aproximação entre povos.
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